Otimizar a produção de produtos customizados é o desafio do PRODUTECH
Edição Imagem: Adriano Cerqueira |
A Unidade de Engenharia de Sistemas de Produção (UESP), em conjunto com a Unidade de Robótica e Sistemas Inteligentes (ROBIS) do INESC TEC, está a desenvolver um sistema avançado de gestão da logística interna para produtos customizados capaz de gerir diferentes sistemas de movimentação e armazenamento temporário. Esta iniciativa, designada por “PPS3 - Gestão de operações e logística para produtos customizados” e desenvolvida no âmbito do PRODUTECH – Pólo das Tecnologias de Produção, tem também como objetivos o desenvolvimento de um sistema inovador de posicionamento e movimentação de veículos autónomos guiados (AGV - Automated Guided Vehicle), e a integração entre sistemas logísticos e sistemas de gestão empresarial.
Adriano Cerqueira
Com um orçamento de cerca de 280 mil euros, esta atividade tem como objetivo a conceção e o desenvolvimento de sistemas inovadores de logística interna com elevada flexibilidade. Estes sistemas serão baseados em novos módulos de logística interna e mecanismos de movimentação autónomos, capazes de movimentar simultaneamente produto em curso de fabrico e materiais, entre postos de trabalho com rotas de fabrico distintas. Segundo Rui Rebelo da UESP, responsável pelo projeto, o sistema resultante desta atividade será ainda testado nas fábricas ADIRA, produtora de máquinas-ferramentas, e na EFACEC.
Rotas de fabrico mais eficientes para produtos customizados
Melhorar os sistemas atuais de localização, permitindo que os sistemas autónomos se possam movimentar em ambientes onde os sistemas tradicionais não funcionam, ou são demasiado dispendiosos para determinadas aplicações, são os principais desafios desta iniciativa.
Caracterizada por pequenas quantidades, diversas rotas de fabrico em produção simultânea e uma grande diversidade de matérias-primas a distribuir pelos postos de trabalho no momento e na quantidade certa, a produção de produtos customizados afirma-se como uma das principais problemáticas que este projeto procura resolver.
A eficiência de um sistema de produção de produtos customizados está diretamente relacionada com a flexibilidade do sistema de logística interna e dos setups mais fáceis de efetuar, envolvidos na troca de produtos entre os equipamentos produtivos.
Os sistemas logísticos têm assim um papel fundamental na gestão da complexa rede de fluxos de materiais e de informação, assim como na movimentação e armazenamento da grande variedade de produtos em curso de fabrico e na gestão simultânea de diversas rotas de produção.
Melhorar a flexibilidade dos sistemas logísticos é o desafio
A rigidez dos sistemas atuais de logística interna faz com que as empresas não possam evoluir os seus mecanismos de produção para permitirem a oferta de uma maior gama de produtos customizados. Para resolver esta problemática, esta atividade centra-se na conceção e no desenvolvimento de sistemas capazes de movimentar simultaneamente produto em curso de fabrico e materiais, entre postos de trabalho, com rotas de fabrico distintas e dinâmicas.
Este projeto desenvolvido no âmbito do PRODUTECH visa atingir a flexibilidade total nos sistemas de logística interna, ao permitir que a movimentação do produto em curso de fabrico entre os diversos postos de trabalho e armazéns não tenha limites de rotas de ligação ou de meios de movimentação. Diminuir os tempos de movimentação em relação aos tempos de produção será um fator determinante para a obtenção da flexibilidade total do sistema.
De acordo com Rui Rebelo, este projeto vai desenvolver “um conjunto de módulos logísticos altamente flexíveis, tendo por base AGVs com novo sistema de localização, com aplicação em toda a indústria cuja produção se foca em produtos customizados e numa grande variedade de artigos em produção simultânea”.
Veículos Autónomos são a solução
O recurso a veículos autónomos guiados (AGVs) de baixo custo, capazes de movimentar os produtos ao longo do processo de fabrico entre os postos de trabalho e os armazéns, é uma das soluções propostas para melhorar a flexibilidade do sistema.
Atualmente existem AGVs de diversas dimensões e com sistemas de posicionamento distintos, aplicados a operações que tipicamente estão desacopladas umas das outras, mas com custos e especificações não apropriadas à situação abordada neste projeto.
O “PPS3 - Gestão de operações e logística para produtos customizados” pretende assim melhorar os sistemas de posicionamento atual de forma a tornar os AGVs ainda mais livres e autónomos na sua capacidade de movimentação. Estes sistemas de posicionamento deverão permitir ainda uma flexibilidade suficiente para serem utilizados na carga de camiões com dimensões diversas e sem marcações de guiamento.
Este novo sistema logístico de elevada flexibilidade será gerido segundo uma lógica de serviço tendo na sua configuração final diversos componentes logísticos tais como AGVs, tapetes de movimentação, manipuladores, assim como uma framework genérica de gestão, integração e otimização de todos os componentes logísticos disponíveis na empresa.
Nova framework permite acelerar o processo de fabrico
A framework de gestão que será desenvolvida vai permitir uma visão global dos recursos logísticos disponíveis na empresa. Por exemplo, mediante um pedido de movimentação lançado por um posto de trabalho ao terminar uma operação ou por um supermercado solicitando a reposição de um artigo, o sistema de gestão global será capaz de determinar qual o melhor meio logístico para proceder à execução do pedido.
Liderada por Rui Rebelo (UESP) e António Paulo Moreira (ROBIS), a equipa da atividade 2 do PPS3 do PRODUTECH é ainda composta por Paulo Costa, Hélio Mendonça, Héber Sobreira e Miguel Pinto da ROBIS, e por António Correia Alves, Pedro Ribeiro e Paulo Sá Marques da UESP.
O novo conceito de logística interna de elevada flexibilidade desenvolvido pelo INESC TEC vai possibilitar a produção de produtos customizados de uma forma eficiente, ao permitir a livre movimentação de todo o produto pelo seu curso de fabrico. Este projeto visa assim eliminar as operações que não acrescentam valor ao produto final, otimizando os recursos produtivos na produção customizada com recurso a rotas de fabrico distintas, possibilitando assim uma reformulação do layout fabril sem ser condicionado pelo sistema logístico já existente.
O INESC TEC promove o desenvolvimento de projetos no âmbito do PRODUTECH, inserido num universo de 66 entidades promotoras ligadas a este Pólo. A “PRODUTECH – Associação para as Tecnologias de Produção Sustentável” é a principal entidade promotora com o objetivo de implementar iniciativas de eficiência coletiva que visem a inovação, a qualificação e a modernização das empresas produtoras de tecnologias de produção.
Fonte Original: BIP 121
Caro Empilhashop,
ResponderEliminarAntes de mais, obrigado por ter gostado do blogue. Como pode ter percebido este é um blogue de notícias, eu próprio não possuo nenhuma empilhadeira. Agora, se pretende entrar em contacto com algum dos intervenientes desta notícia, posso facilitar-lhe o contacto.