Grupo Kyaia vence Prémio Retail Technology Europe Award 2011
Imagem D/R |
O grupo português de calçado Kyaia é um dos vencedores dos prémios europeus RETA (Retail Technologies Awards) do Instituto de EHI Retail Institute, na categoria Best Enterprise Solution, com o projeto ShoeID, desenvolvido em conjunto com o INESC Porto. O prémio reconhece as melhorias feitas pelo Grupo Kyaia utilizando a tecnologia RFID (Radio Frequency Identification) em toda a cadeia logística da sua marca internacional, a FLY London.
Adriano Cerqueira
Interacção em Ambiente Virtual auxilia escolha dos clientes
A solução ShoeID foi desenvolvida para a FLY London com o objetivo de melhorar a eficiência em toda a cadeia de abastecimento. Além de otimizar os processos e ajudar a evitar perdas na cadeia logística, a solução agrega valor na loja, incorporando um piso inteligente RFID, que permite ao cliente experimentar um par de sapatos e ver a sua imagem projetada em tempo real num ecrã que o coloca de imediato num cenário interativo e virtual das movimentadas ruas de Londres, Tóquio ou Nova Iorque.
Rui Rebelo, investigador da Unidade de Engenharia de Sistemas de Produção (UESP) e responsável pelo ShoeID, refere a capacidade de inovação da Kyaia como a chave para a conquista do RETA Europe Awards. “Este prémio, pela sua grande relevância para o setor do retalho, é bastante importante pois permitiu uma grande visibilidade ao projeto ShoeID, e, consequentemente ao INESC Porto. Um dos destaques, referidos na entrega do prémio à Kyaia na cerimónia em Dusseldorf, foi precisamente o caráter inovador do projeto. Foi com alguma satisfação que ouvi isto, pois concordo plenamente que este projeto é bastante inovador para o setor, e algumas das ideias do ShoeID saíram precisamente da equipa do INESC Porto na fase de preparação da candidatura”, salienta.
Do fabrico até às lojas
O projeto foi desenvolvido por um consórcio de seis empresas, incluindo o Grupo Kyaia. A Creativesystems desenvolveu e instalou toda a solução; a Avery Dennison forneceu as etiquetas RFID UHF; a Surfaceslab desenvolveu o piso inteligente RFID UHF; a WOW desenvolveu o sistema interativo com cliente final na loja e o Centro Tecnológico do Calçado de Portugal, uma organização sem fins lucrativos, forneceu o suporte tecnológico e a consultoria empresarial. O INESC Porto, que completa o lote deste consórcio, apoiou a otimização de software e os algoritmos de previsão. O projeto ShoeID contou com o cofinanciamento do QREN, através do programa operacional ON2 - O Novo Norte e o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (UE/FEDER).
Outra das aplicações do ShoeID é a incorporação da tecnologia RFID na fase inicial do ciclo de produção do calçado de forma a facilitar o acompanhamento de toda a cadeia de valor desde as primeiras operações de fabrico do calçado até ao consumidor final, a eliminação da elevada carga documental em papel, a otimização de rotas de distribuição e, ao nível das Lojas e Stands, a introdução de soluções inovadoras ao nível da interatividade produtor-consumidor. Também permite que os gestores das lojas saibam, em qualquer momento, o que está em stock, o que está na frente de loja e o que precisa de ser reabastecido pela FLY London com base no que foi vendido.
Dimensão Internacional é o próximo passo do ShoeID
Questionado sobre o futuro do ShoeID, Rui Rebelo mostra-se confiante na apresentação de resultados em curto prazo. “O projeto está a meio da sua execução e estamos com grande expectativa na obtenção de mais resultados. O INESC Porto está a trabalhar na otimização da rede de distribuição e em modelos de previsão de vendas. Certamente que dentro de poucos meses estes resultados serão divulgados”, adianta.
Os prémios RETA Europe Awards distinguem as melhores soluções na área das tecnologias da informação aplicadas em empresas de venda a retalho. A categoria Best Enterprise Solution, da qual a Kyaia saiu como vencedora, premeia a empresa de venda a retalho que, através do desenvolvimento e da implementação de sistemas e tecnologias inovadoras, conseguiu aumentar os seus níveis de eficiência, tanto no seio do seu negócio como nas suas relações com outras empresas.
Os prémios dos RETA Europe Awards são apresentados anualmente durante as feiras de negócios, EuroShop ou EuroCIS. O júri deste concurso é composto por representantes de indústrias, universidades e de institutos de investigação. A cerimónia teve lugar no Capitol Theater em Düsseldorf (Alemanha).
Fonte Original: BIP 114
Sem comentários:
Enviar um comentário