Imagem D/R |
A Unidade de Sistemas de Energia (USE) do INESC Porto, com o apoio da Unidade de Sistemas de Informação e Computação Gráfica (USIG), coordenou a preparação de uma proposta da PPC (Public Power Corporation – Grécia), a maior empresa grega de eletricidade, ao programa Europeu NER 300.
Adriano Cerqueira
Este programa é destinado a financiar parcialmente projetos em áreas relacionadas com a eficiência energética, a gestão de redes (incluindo a presença reforçada de renováveis - nomeadamente parques eólicos e painéis fotovoltaicos) e a diminuição da emissão de CO2 através da instalação de tecnologias menos poluentes.
O papel da USE passou pela caracterização da evolução das emissões de CO2 até 2025, considerando diversos cenários de evolução da produção renovável e da carga, pela identificação dos investimentos necessários e pela preparação da documentação técnica de apoio à proposta apresentada.
Esta coordenação surgiu na sequência de um contrato inicial estabelecido entre o INESC Porto e a PPC, em março de 2010. O objetivo do contrato passa por definir a arquitetura do sistema de controlo das redes de energia elétrica em cerca de 40 ilhas gregas, incluindo Creta e Rodes, e no levantamento dos meios de comunicação com as instalações da Public Power Corporation, localizadas em Atenas.
A coordenação esteve a cargo de João Tomé Saraiva, tendo estado também envolvidos Jorge Pereira, André Moreira, Luís Seca e Mauro Rosa, por parte da USE, e Paulo Monteiro, da USIG.
Fonte Original: BIP 113
Fonte Original: BIP 113
Sem comentários:
Enviar um comentário