Imagem D/R |
O INESC Porto apoia a adoção e implementação da Agenda Digital Local (ADL) em países europeus. A ADL visa melhorar as condições de vida dos cidadãos através de ações de inclusão digital das populações locais com recurso a tecnologias de informação e comunicação, contando com o auxílio da administração pública no melhoramento das infraestruturas e dos sistemas de e-Governação e e-Inclusão.
Adriano Cerqueira
Aprovada em 2007, a ADL foi lançada no contexto das conferências EISCO (European Information Society Conference) como uma resposta à estratégia i2010 da União Europeia para a inclusão eletrónica das administrações locais que definia, através da Declaração de Cracóvia, 10 objetivos a implementar no contínuo desenvolvimento das plataformas de Governo eletrónico. Acesso total a serviços online, sensibilização e inclusão, segurança e privacidade, incentivo à participação online, desenvolvimento de e-Governação, implementação de ecossistemas digitais e centros de treino, aumento de competitividade e de Parcerias Público-Privadas, recurso tecnologias Open Source, formação de funcionários públicos e incentivo ao emprego, e solidariedade digital, são os desafios desta declaração.
Uma das iniciativas em destaque na Agenda Digital Local é o projeto CEMSDI (Civil-servant Empowerment for Multi Media Service Delivery ICT-enabled). O CEMSDI tem como objetivo capacitar funcionários públicos e outros profissionais que fazem parte da cadeia de fornecimento de serviços, nos territórios onde é mais acentuada a exclusão digital, e apoiar a definição de políticas de e-Inclusão e e-Governação.
Com ações-piloto em cinco países (Itália, Noruega, Portugal, Espanha e Reino Unido), o CEMSDI é dirigido às populações em risco de exclusão digital, e tem como objetivo modernizar as organizações da administração pública e prestar serviços de e-Governo e outros serviços locais de um modo eficaz.
O projeto irá servir Governos Locais com cerca de 8.000 habitantes ou menos onde o fosso digital tende a ser mais acentuado. Para estas unidades administrativas, a capacitação de funcionários públicos e das suas administrações é crucial para garantir a implementação de políticas de inclusão digital.
Rui Barros, investigador do INESC Porto, coordena a Comunidade de Prática que está disponível em Digital Local Agenda e que tem como principal objetivo juntar num mesmo local os especialistas em ADL e e-Gov com os utilizadores interessados no tema proporcionando a troca de práticas e conhecimento entre estes e fomentando a divulgação da ADL na Europa.
Fonte Original: BIP 114
Sem comentários:
Enviar um comentário