Imagem D/R |
O programa estratégico para a capacitação tecnológica e internacionalização (CATAI) valeu ao INESC Porto o galardão “Norte Inovador” nos Prémios Novo Norte, uma iniciativa promovida pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e pelo Jornal de Notícias.
Adriano Cerqueira
Afirmar Portugal internacionalmente, gerar exportação tecnológica e criar empregos a partir de ciência na área da integração de fontes renováveis (e consequente impacto positivo no efeito de estufa) são as principais metas do programa.
Sustentabilidade e eficiência energética são a base do programa CATAI (“Capacitação avançada tecnológica e a internacionalização”), que valeu ontem ao INESC Porto o prémio “Norte Inovador” dos Prémios Norte.
Em linha com a missão do INESC Porto, este programa centrado na energia visa desenvolver soluções tecnológicas adaptadas ao mercado e contribuir para um modelo social e económico mais sustentável. Em causa estão desafios globais como a redução das emissões de gases com efeitos de estufa e aumento das fontes renováveis no mix energético.
A provar a posição de liderança do INESC Porto neste domínio estão parcerias com a indústria, como é o caso da aliança de quase duas décadas com a EFACEC, a parceria com a EDP e a prestação de serviços de consultoria energética em países como Brasil, Espanha, Hungria, Grécia, Cabo Verde, Venezuela e EUA. O INESC Porto incubou ainda duas empresas spin-off de base tecnológica no sector energético, que criaram 15 novos empregos qualificados.
Fonte Original: BIP 117
Sem comentários:
Enviar um comentário