Imagem D/R |
A Unidade de Sistemas de Energia (USE) do INESC Porto apresentou os resultados obtidos no âmbito do projeto europeu ANEMOS.plus num workshop organizado pela REN – Rede Eléctrica Nacional. O workshop teve lugar no passado dia 23 de março e contou com a presença de cerca de 70 participantes do setor elétrico profissional e do meio académico.
Adriano Cerqueira
Com início em 2008, o projeto ANEMOS.plus tem como objetivo desenvolver ferramentas que utilizam previsões probabilísticas da produção eólica para apoio à decisão na gestão do sistema elétrico e participação no mercado de eletricidade. Numa segunda fase, estas ferramentas serão demonstradas em modo operacional para diferentes utilizadores finais, entre os quais se encontra a REN. O ANEMOS.plus tem a duração de três anos e meio.
A primeira parte do workshop centrou-se em apresentações sobre sistemas/algoritmos de previsão eólica, onde foram apresentados por Vladimiro Miranda os algoritmos de previsão eólica desenvolvidos pelo INESC Porto LA para o Argonne National Laboratory dos EUA.
Já na segunda parte foram apresentados os resultados das três ferramentas demonstradas para a REN, desenvolvidas pelo INESC Porto no âmbito do projeto: Ajuda à fixação da reserva operacional do sistema; Avaliação da possibilidade de congestionamentos e violações de tensão na rede de transmissão e Coordenação otimizada de parques eólicos e centrais hídricas com armazenamento.
A equipa do ANEMOS.plus é constituída por Manuel Matos, Ricardo Bessa, Leonardo Bremermann e Ivo Costa.
Fonte Original: BIP 115
Sem comentários:
Enviar um comentário