Imagem D/R |
Criado em 2010 a partir do Centro de Ciências e Tecnologias da Computação (CCTC) e do Departamento de Informática da Universidade do Minho, o High Assurance Software Laboratory (HASLab) da Universidade do Minho adquiriu recentemente o estatuto de Parceiro Privilegiado do Laboratório Associado INESC Porto LA.
Adriano Cerqueira
Atualmente em processo de reconhecimento como unidade de I&D FCT para poder solicitar formalmente a inclusão no Laboratório Associado, o HASLab tem como principal objetivo incrementar as capacidades conjuntas da sua equipa na área dos Sistemas Confiáveis.
Correção, capacidade de resposta, previsibilidade, robustez e segurança são fatores necessários para a implementação de um Sistema Confiável. Unir estas diferentes áreas através da pluridisciplinaridade de conhecimentos é um dos principais desafios a que este grupo da Universidade do Minho se propõe.
O HASLab junta um total de 50 colaboradores, 21 dos quais doutorados. Além do INESC Porto LA este grupo mantém parcerias industriais com a PT Inovação, a Critical Software, a Critical Manufacturing, a Pathena, a Edisoft, a Multicert, e a Holandesa Software Improvement Group, entre outras.
A nível académico, o HASLab conta também com uma extensa rede internacional de parceiros. Do Reino Unido colaboram com o HASLab a Royal Holloway, University of London, a University of York, University of Nottingham, e o HP Labs Bristol. A Aalborg University (Dinamarca), a CWI (Holanda), a Universidad Politécnica de Madrid, a École Normale Supérieure (França) e a École Polytechnique Fédérale de Lausanne (Suíça) são outros elementos que merecem destaque nesta lista, assim como, no Brasil, a Universidade de Campinas, a Universidade Federal da Bahia, o Instituto de Aeronáutica e Espaço, e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica.
Fonte Original: BIP 114
Sem comentários:
Enviar um comentário