Imagem D/R |
O Operador Nacional do Sistema brasileiro (ONS) contratou a Unidade de Sistemas de Energia (USE) do INESC Porto para o desenvolvimento de um RoadMap em previsão de energia eólica voltado para a realidade brasileira.
Adriano Cerqueira
O contrato entre o INESC Porto e o ONS surge no âmbito de uma consultoria técnica especializada para o acompanhamento do projeto "Desenvolvimento de modelo de previsão de geração de energia de parques eólicos da região nordeste", o qual consta no Plano de Ação do ONS e está a ser desenvolvido pela equipa da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE/FADE.
A história de outros contratos com o ONS, e uma já conhecida experiência em previsão de energia/potência eólica do INESC Porto, aliada aos contactos previamente estabelecidos com o ONS, foram fatores importantes para a realização deste contrato.
Além da orientação em forma de um RoadMap para o Brasil e do acompanhamento do projeto, destaca-se na solicitação do ONS o objetivo de acelerar o passo do desenvolvimento eólico no Brasil.
O contrato tem a duração de 18 meses com início previsto para o corrente mês de maio. Vladimiro Miranda, Mauro Rosa, Jean Sumaili, Joana Mendes e Marco Saran formam a equipa responsável por este projeto.
Fonte Original: BIP 116
Sem comentários:
Enviar um comentário