LAI, UOSE Weekly Presentations, Show&Tell e WOW Meetings são importantes passos na partilha de conhecimento
Imagem D/R |
O sucesso da primeira pré-LAI (Linhas de Ação Inter-Unidades) em Otimização (OIL) deu lugar à recente constituição de uma segunda pré-LAI do INESC Porto LA dedicada a Signal Processing and Machine Learning (SPML). Esta iniciativa de promover as relações entre as diversas unidades do Laboratório Associado, tal como as UOSE Weekly Presentations, Show&Tell e WOW Meetings, incentiva a partilha de conhecimento e a colaboração entre os investigadores que compõem o INESC Porto LA.
Adriano Cerqueira
Estes foros de discussão entre investigadores promovem o diálogo interdisciplinar, assim como o reconhecimento do trabalho efetuado e estimulam a construção de futuros contactos, mesmo quando o objetivo não passa pelo recrutamento de novas colaborações.
WOW Meetings promovem diálogo entre investigadores
As WOW Meetings são uma das atividades da LAI em otimização que promoveu recentemente diversos projetos apresentados na última chamada da FCT, estando neste momento em estudo a possibilidade de submissão de propostas de projetos internacionais.
João Pedro Pedroso, investigador da Unidade de Engenharia de Sistemas de Produção (UESP) do INESC Porto e responsável pelas WOW Meetings afirma que “estas sessões têm constituído momentos privilegiados de encontro da comunidade do INESC Porto LA interessada em otimização, com um impacto que extravasa o perímetro da instituição”. “É de realçar a participação de cientistas de renome mundial, o que a longo prazo irá permitir aos membros da Optimization Interunit Line a possibilidade de estabelecer parcerias e colaboração ao mais alto nível”, salienta.
Algumas das principais mais-valias das WOW Meetings são o incentivo à troca de ideias entre alunos de mestrado e doutoramento e os restantes investigadores, o desenvolvimento de sinergias entre investigadores do INESC Porto LA e a dinamização de contactos com investigadores externos ao Laboratório Associado. “Posso dar como exemplo o tutorial do Prof. Filipe Alvelos, da Universidade do Minho, que no dia 17 de maio proporcionou formação avançada aos investigadores do INESC interessados em métodos de geração de colunas – uma área muito específica dentro da otimização. Sem os WOW, não teríamos esta possibilidade de formação e de ‘networking’”, refere João Pedro Pedroso.
Conseguir a adesão de todas as unidades do INESC Porto LA é um dos objetivos propostos por João Pedro Pedroso. “Até agora tivemos a adesão de elementos de várias unidades, que têm participado ativamente nas WOW Meetings. Mas a nossa meta é ter adesão significativa de todas as unidades do INESC Porto, o que até ao momento não se verificou. Estamos convencidos que com o tempo, graças à qualidade das apresentações e ao networking estabelecido, isso virá a acontecer”, confessa.
Show&Tell aproxima investigadores do INESC Porto
Implementada desde janeiro, esta iniciativa permite aos colaboradores da Unidade de Inovação e Transferência de Tecnologia (UITT) do INESC Porto partilharem conhecimento, mostrarem a evolução dos seus projetos e discutirem entre si novas ideias e abordagens.
Para Abílio Pacheco, investigador da UITT, o Show&Tell é uma boa forma de conhecer os colegas de trabalho. “Antes do Show&Tell existia o Professor João Claro e um conjunto de pessoas de que apenas conhecia o nome e vagamente as áreas em que desenvolviam o seu trabalho. Acontece que ao longo destas sessões este "grupo" tem-se gradualmente transformado numa "equipa", muito fortificada pela fertilização cruzada de diferentes saberes, e é sempre com muito entusiasmo e apreço que participo nesta magnifica iniciativa”, afirma.
Andreia Passos, também da UITT, salienta a importância da partilha de conhecimento. “Estas sessões têm-se mostrado extremamente positivas para o mapeamento de conhecimento dentro da nossa unidade. Vejo-as como uma ocasião privilegiada para aprender, para estar por dentro, por vezes em áreas de especialização com as quais não estou familiarizada. Congratulo a nossa unidade por esta iniciativa que, até agora, tem promovido discussões interessantes entre colegas permitindo a partilha de conhecimento”, confessa.
Também investigadores externos ao Laboratório Associado veem no Show&Tell uma boa oportunidade para o desenvolvimento de contactos. Paulo Sousa, da Indeve, vê esta iniciativa como um espaço eficaz de partilha de conhecimento num curto espaço de tempo: “Como nunca tinha experienciado um evento deste tipo, quer na forma quer no conteúdo, ele acaba por surpreender, não pelo formato, pouco usual mas atraente, mas pela quantidade do conhecimento disponibilizado naquele pequeno espaço de tempo.”
“Gosto sensivelmente dos temas, e dentro deles, a variedade de estudos que o grupo desenvolve surge-me espantosa. E esta admiração pelo trabalho apresentado, por cada um dos intervenientes surge, não do facto de se teorizar ou modelizar numa perspetiva apenas académica, mas também pela forte vertente prática que os estudos incorporam. Finalmente o Show&Tell mostra que disponibilizar um pouco do trabalho de cada um ajuda a tornar grande o trabalho de uma equipa”, acrescenta.
UOSE Weekly Presentations com potencial para crescer
Uma das mais recentes iniciativas de diálogo interunidades, as UOSE Weekly Meetings, promovidas pela Unidade de Opotoelectrónica e Sistemas Eletrónicos (UOSE) do INESC Porto, têm decorrido com regularidade às quartas-feiras nas instalações da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
Para Ireneu Dias, coordenador-adjunto da UOSE, o objetivo a curto prazo passa por retomar uma rotina semanal de apresentações das atividades para tornar as UOSE Weekly Presentations numa boa prática.
Apesar da participação de elementos de algumas das unidades do INESC Porto LA, o facto das apresentações terem lugar na Faculdade de Ciências não tem motivado a adesão de investigadores externos à UOSE. Contudo, segundo Ireneu Dias, o manifesto interesse evidenciado nas sessões realizadas até hoje marcam de forma positiva o início das UOSE Weekly Presentations.
Sucesso da LAI em Otimização abre as portas a um novo desafio
Uma LAI é uma organização virtual de investigadores de diferentes unidades do INESC Porto LA identificada por um tema científico ou domínio de aplicação de interesse comum e com suficientes atividades sinergéticas (projetos, publicações, palestras, etc.) que facilitem a investigação e multipliquem os benefícios de esforços individuais de investigação nesse tema ou domínio.
De acordo com a proposta aprovada pelo Conselho Científico, a nova pré-LAI pretende estruturar, desenvolver e incrementar a eficiência dos aspetos teóricos e práticos da SPML dentro do INESC Porto LA. Será dada ênfase à implementação de mecanismos para partilhar o know-how disponível, no processo de aplicação eficiente da SPML numa variedade de problemas, sem descurar a compreensão da teoria por detrás deste processo que permite o correto funcionamento da SPML. Esta pré-LAI vai permitir aos investigadores fora da SPML identificar peritos para a solução dos seus problemas, e incentivar a partilha de conhecimento e de boas práticas entre especialistas da SPML.
Estas iniciativas promovem fóruns de discussão entre as diversas unidades, alimentando a partilha de conhecimento e a colaboração interdisciplinar dentro do próprio INESC Porto LA, representando, assim, um espírito de união inserido num organismo dinâmico, como é o Laboratório Associado.
Fonte Original: BIP 116
Sem comentários:
Enviar um comentário