Imagem D/R |
O INESC TEC, através do INESC Porto, vai participar no projeto europeu Adventure (Adaptive Virtual Enterprise Manufacturing Environment) com o objetivo de criar um quadro de referência, suportado por uma plataforma tecnológica, que permita desenhar, desenvolver e executar processos de negócio num contexto de “empresas virtuais”.
Adriano Cerqueira
O Adventure vai desenvolver soluções avançadas que permitem o desenho e a execução de processos de negócio, a gestão da base de conhecimento e a troca de informação entre fábricas que integram os modelos de organização conhecidos como ‘empresas virtuais’. Abrangendo todo o ciclo de vida, o projeto vai ajudar as fábricas a irem além das limitações operacionais hoje existentes através do desenvolvimento de metodologias, ferramentas e de soluções que possibilitem, num contexto de grande dinâmica de mercado, explorar o conceito de ‘plug-and-play’ na integração de parceiros de negócio na “empresa virtual”.
A otimização global dos processos inerentes a toda a cadeia de valor será possível através de uma plataforma inovadora. Entre variadas funcionalidades já identificadas de suporte à gestão do ciclo de vida, serão criados objetos inteligentes que poderão, por exemplo, dar apoio à monitorização e adaptação de processos operacionais.
O projeto, com duração de três anos, tem um orçamento de 3,7 milhões de euros financiado pelo 7º Programa-Quadro (7th Framework Programme) da Comissão Europeia, em conjunto com os parceiros tecnológicos e industriais, assim como os institutos de investigação envolvidos no desenvolvimento do Adventure.
Sob a coordenação da Universidade de Darmstadt (Alemanha), o Adventure envolve um total de 10 parceiros: TIE, Ascora e iSOFT na vertente tecnológica, Universidade Técnica de Darmstadt (Alemanha), INESC Porto, Universidade de Vaasa (Finlândia) e a Universidade de Vienna (Áustria) como institutos de investigação e TANET, ABB e Azevedos Indústria como organizações no papel de utilizador.
Coordenada por Américo Azevedo, a equipa do INESC TEC responsável pelo projeto é composta por José Faria e Filipe Ferreira da Unidade de Engenharia de Sistemas de Produção (UESP).
Fonte Original: BIP 120
Sem comentários:
Enviar um comentário