Imagem D/R |
Alexandra Martins da Silva, investigadora do High Assurance Software Laboratory da Universidade do Minho (HASLab – Parceiro Privilegiado do INESC TEC, Laboratório Associado coordenado pelo INESC Porto), foi a vencedora da 21.ª edição do Prémio Científico IBM.
Adriano Cerqueira
"Coálgebra de Kleene" é o título do trabalho que valeu o prémio a Alexandra Silva, tornando-a assim na primeira mulher a ser premiada com esta distinção.
O seu trabalho generaliza, numa extensão nunca anteriormente pensada possível, um dos resultados maiores das Ciências da Computação: o teorema de Kleene. Permite, assim, criar modelos de sistemas computacionais complexos, linguagens rigorosas para descrever/prescrever e verificar o seu comportamento. A sua abordagem cobre todos os casos documentados na literatura e permite tratar outros com solução até então desconhecida, nomeadamente modelos para sistemas com evolução incerta, muito relevantes em aplicações onde a probabilidade de falha e o controlo de excepções tem de ser rigorosamente considerado.
Instituído em 1990 pela IBM Portugal, o Prémio Científico IBM tem a finalidade de distinguir trabalhos de elevado mérito no campo das Ciências da Computação, com o objetivo de estimular jovens investigadores portugueses a divulgarem os seus trabalhos.
O Prémio Científico IBM foi entregue no dia 18 de outubro numa cerimónia realizada na Universidade do Minho que contou com a presença do Ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato.
Alexandra Silva, de 27 anos, licenciou-se em 2006 em Matemática e Ciências da Computação na Universidade do Minho, e doutorou-se com distinção “cum laude” (atribuída só em 5% dos casos) na Universidade de Nijmegen, Holanda. É bolseira de pós-doutoramento no centro HASLab, do Departamento de Informática (DI) da Universidade do Minho, e desde outubro professora auxiliar no grupo de Fundamentos da Computação da Universidade de Nijmegen.
Fonte Original: BIP 120
Sem comentários:
Enviar um comentário