Imagem D/R |
Está disponível desde 22 de setembro o P3, um site informativo do jornal Público dirigido a jovens utilizadores, desenvolvido por Ricardo Morla e Bruno Ribeiro, investigadores da Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM) do INESC Porto.
Adriano Cerqueira
Produzido por uma equipa mista de jornalistas do Público e de profissionais de sites universitários, este projeto resulta de um consórcio composto pelo Público, Universidade do Porto e INESC Porto, financiado no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).
Trata-se de um projeto inovador ao criar pela primeira vez um produto editorial generalista para um público-alvo de jovens universitários e pós universitários, muitas vezes afastados das versões impressas dos jornais e que apenas consomem apenas as notícias que lhes são recomendadas nas redes sociais.
O P3 possui uma forte componente multimédia, de laboratório de investigação em jornalismo, pois funciona em articulação com a Licenciatura em Ciências da Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), e de experimentação tecnológica, uma vez que foi desenvolvido pelo INESC Porto.
São três as secções do P3: Cultura, Atualidade e Vícios. A Cultura vive de forma autónoma e nela há espaço para o mp3, os Palcos, os Livros, o Design ou a Arquitetura. Na Atualidade, coexistem os temas clássicos do Desporto, Economia ou Educação. A secção Vícios é uma espécie de suplemento, na qual serão destacados temas como a tecnologia, a moda ou as séries.
Por fim, o site contém uma área privada, à qual se acede por registo, que pode ser feito através de uma conta no Facebook, e na qual o utilizador pode seguir e ser seguido por outros leitores; personalizar as secções e os temas que pretende ler; e usufruir do Inspira-te, uma espécie de mosaico com sugestões de vídeos, fotografias e textos que podem ou não ter sido publicados no site. Pquê? é o seu nome provisório.
Fonte Original: BIP 119
Sem comentários:
Enviar um comentário