sábado, 3 de janeiro de 2009

Internacional: Atentado Terrorista no Paquistão faz 53 mortos


Embaixador da República Checa entre as vítimas mortais
Adriano Cerqueira

O Hotel Marriott em Islamabad foi alvo de um atentado terrorista. A explosão de um carro à porta do hotel da capital paquistanesa causou 53 mortos e 266 feridos. Entre as vítimas mortais encontra-se Ivo Zadrek, Embaixador da República Checa no Paquistão. O grupo terrorista “Combatentes do Islão” reivindicou a autoria do atentado.

Ao início da noite um carro carregado com 600 Kg de explosivos embateu contra o portão do hotel Marriott causando a explosão que fez desabar o tecto de uma sala de banquetes. Na altura, estima-se que na sala, entre 200 a 300 pessoas celebravam o fim do mês do Ramadão. Entre os feridos encontram-se pelo menos 7 alemães e 2 norte-americanos. O condutor da viatura terá morrido no embate.

A explosão foi a mais potente registada em Islamabad desde 2001. Para além da enorme cratera criada à porta do Marriott, regista-se a destruição de várias janelas e portas. Dezenas de carros que se encontravam no parque de estacionamento foram danificados e alguns focos de incêndio deflagraram do hotel.

Como consequência do atentado, os EUA suspenderam o serviço consular no Paquistão. O Presidente norte-americano, George W. Bush, condenou energicamente o ataque, alertando para a contínua ameaça terrorista.

A União Europeia reagiu ao ataque terrorista através de Javier Solana, alto-comissário da Política Externa e de Segurança Comum: “Condeno nos termos mais enérgicos o vil ataque terrorista em Islamabad”, referiu Solano.

Asif Ali Zardari, presidente paquistanês, tinha planeado um jantar no Marriot com o Primeiro-Ministro, à hora do ataque terrorista, mas cancelou os planos.

Horas antes, Asif Ali Zardari, viúvo da ex-Primeira Ministra paquistanesa Benazir Buttho, tinha-se comprometido a continuar a luta contra os fundamentalistas islâmicos. Já em 2001, o então presidente Pervez Musharraf anunciou o seu apoio à guerra contra o terrorismo, desencadeada pela administração Bush, após os atentados de 11 de Setembro.

Este é o 3.º atentado nos últimos 7 anos a assolar o Hotel Marriot da capital paquistanesa. O Marriot tem 290 quartos e é muito frequentado por visitantes e residentes estrangeiros de Islamabad.

Sem comentários:

Enviar um comentário