sábado, 3 de janeiro de 2009

Comentário: De igual para igual

De igual para igual

Adriano Cerqueira


A 12.ª jornada da Liga Sagres viu os três grandes empatar a zero na despedida de 2008. Académica, Marítimo e Nacional foram os responsáveis por impedir os avançados de Sporting, FC Porto e Benfica, respectivamente, de fazerem o gosto ao pé.

A divisão de pontos, mais do que deixar tudo na mesma no topo da tabela, espelha a época dos três candidatos ao título e as poucas diferenças de desempenho entre eles. Separados apenas por três pontos, Sporting, FC Porto e Benfica são desta vez acompanhados pelo surpreendente Leixões que, após várias jornadas isolado na liderança, acabou por ceder o lugar ao Benfica. Contudo, a ténue vantagem dos encarnados apenas fortalece a ideia de que até ao momento nenhum dos grandes se pode afirmar como favorito à conquista do título.

Apesar do Benfica ser o único entre os três que ainda não sofreu derrotas na liga, os sucessivos empates não permitiram que as águias voassem para longe dos seus rivais. As indecisões de Paulo Bento em relação a Miguel Veloso e Vukcevic, aliadas à onda de lesões e castigos que assolaram o Sporting neste início de época, impediram os verde e brancos de apresentarem alguma regularidade nas exibições. Já o FC Porto acusou algum nervosismo inicial, tendo conseguido estabilizar o seu desempenho nas últimos jornadas.

Se cá dentro o impasse entre os grandes clubes ainda deixa os adeptos a sonhar com títulos, a história muda de figura ao falar das competições europeias. 2008 prometia muito com a estreia do Vitória de Guimarães na Liga dos Campeões, mas o sonho dos vimaranenses morreu em Basileia, relegando a equipa minhota para a Taça UEFA. Na competição que para o ano tem já anunciada a mudança de formato e de nome, passará a chamar-se Liga Europa, o Vitória de Guimarães fez companhia a Marítimo e Vitória de Setúbal, como o trio de equipas eliminadas na primeira ronda. O Benfica também não se aguentou no barco por muito mais tempo. Após a desastrosa derrota com o Galatasaray na Luz por duas bolas a zero e a goleada sofrida diante do Olympiacos na Grécia, os encarnados depararam-se com a hercúlea tarefa de golear por oito bolas a zero o Metalist da Ucrânia, para se manterem em prova. Num jogo que bem podia ter terminado a zero, o Benfica foi derrotado pelos ucranianos com um golo de contra-ataque mesmo ao cair do pano.

Europa não é apenas sinónimo de triste fado para o futebol português. Pela primeira vez, Portugal vai ter duas equipas nos oitavos de final da Liga dos Campeões. FC Porto e Sporting conseguiram qualificar-se categoricamente para esta fase terminando em primeiro e segundo dos respectivos grupos. Também o Sporting de Braga conseguiu passar a fase de grupos da Taça UEFA, sendo agora o único representante luso nesta competição.

Diferentes foram as sortes que sorriram aos três últimos “europeus” no sorteio das rondas a eliminar da Liga dos Campeões e Taça UEFA. O FC Porto é o que parece ter a tarefa mais facilitada. Os campeões nacionais vão medir forças com o Atlético de Madrid, na eliminatória que marcará o regresso de Maniche ao Dragão. Já o Sporting e o Braga têm uma tarefa “germânica” pela frente. Os leões voltam a encontrar o Bayern de Munich responsável pela eliminação do Sporting da Liga dos Campeões há duas épocas, enquanto os minhotos medem forças com os belgas do Standard de Liège. O mês de Fevereiro ditará assim os destinos dos representantes da armada portuguesa nas competições da UEFA.

De regresso a solo lusitano, os três grandes não vão esperar pelas uvas passas e pelo champanhe para preparar o ataque ao mercado de Inverno. Jesualdo Ferreira já sonha com reforços, enquanto Quique Flores preocupa-se em manter os jogadores do actual plantel. Para Paulo Bento restam as habituais fintas financeiras da endividada SAD leonina. Conseguirá algum dos três grandes destacar-se na luta pelo título, ou teremos um campeonato renhido até ao último segundo, com a possibilidade de um outsider como o Leixões ou o Sporting de Braga entrarem em jogo para marcar a diferença? Por enquanto saboreemos as rabanadas e os pães-de-ló, que em Janeiro há mais futebol.

Sem comentários:

Enviar um comentário