quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Projeto de mobilidade centrado no utilizador é nova aposta


Imagem: D/R

A Unidade de Sistemas de Informação e Computação Gráfica (USIG) é parceira do projeto  mobilizador “TICE.Mobilidade – Sistema de Mobilidade Centrado no Utilizador”. A criação de uma plataforma digital facilitadora de serviços de mobilidade centrados no utilizador, que combina mobilidade, otimização energética e gestão de espaços urbanos é o principal objetivo  desta parceria.

Adriano Cerqueira

Inserido no Pólo de Competitividade e Tecnologia TICE.PT, o TICE.Mobilidade prevê o desenvolvimento de uma plataforma de comercialização de serviços de mobilidade designada “One.Stop.Transport” (PPS #1), a integração semântica e seleção  de informação (PPS #2) e o desenvolvimento de produtos e serviços de mobilidade em mais sete Produtos, Processos ou Sistemas (PPS), os quais serão comercializados na plataforma, mas com estratégias autónomas.

O projeto  âncora, com uma duração prevista para três anos (triénio 2011 – 2013), é liderado pela empresa Meticube e conta com um conjunto alargado de copromotores  e parceiros (15 empresas, 10 instituições de I&DT e 10 entidades utilizadoras).

A equipa da USIG insere-se num dos PPS - “PPS 2STAX - Sistemas e Serviços de Taxação” -, o qual tem por objetivo  desenvolver um sistema para geração de mapas da atividade  urbana em tempo real. Estes mapas, que podem incidir sobre várias temáticas, estão previstos serem sobre a sinistralidade rodoviária, com esta informação a ser de grande interesse para diversas entidades, como é o caso das companhias seguradoras, as quais poderão propor aos seus clientes modelos dinâmicos de taxação, criando tarifários de seguro sobre automóveis em função da utilização (quilómetros percorridos, vias utilizadas e horários de circulação), bem como, a existência de uma ferramenta de auxílio em caso de sinistro.

Outras possíveis aplicações para este sistema são a notificação, em tempo real, da aproximação de zonas perigosas (zonas de elevado risco de sinistralidade), sistemas de navegação levando em conta o risco das rotas rodoviárias, ou o planeamento da melhoria das condições de segurança na via pública, em função do mapa de risco e das características dos sinistros.

Com a I2S - Informática Sistemas e Serviços como promotor responsável, o PPS 2STAX conta, além do INESC Porto, com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), com o Centro de Computação Gráfica e com o Instituto Pedro Nunes, como copromotores.

A intervenção do INESC Porto e da FEUP no TICE.MOBILIDADE envolve uma equipa de investigadores da USIG, coordenada por José Correia que conta também com a participação de João Correia Lopes, Gabriel David, Alexandre Carvalho, Rui Camacho e José Lino Oliveira.

Fonte Original: BIP 112

Sem comentários:

Enviar um comentário