sábado, 15 de dezembro de 2012

Plataforma do INESC Porto auxilia na discussão pública da Área Metropolitana de Lisboa

Imagem D/R

A Unidade de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica (USIG) do INESC Porto, com apoio do Serviço de Informática de Gestão (SIG), desenvolveu uma plataforma colaborativa para consulta e análise dos documentos da proposta de Alteração do Plano Regional de Ordenamento do Território da Área Metropolitana de Lisboa (PROT-AML). 

Adriano Cerqueira

O serviço, disponibilizado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT), esteve online de 22 de novembro de 2010 até 31 de janeiro de 2011. Neste período foram registados um total de 65 contributos dos quais 57 válidos para análise.

 “A plataforma da discussão pública revelou-se bastante útil na disponibilização sistematizada dos vários documentos (mais de 20). Por outro lado, durante a discussão pública a plataforma foi sempre o meio centralizador dos vários contributos, permitindo agora analisar os dados em termos estatísticos”, afirma a equipa da PROTAML da CCDR-LVT.

O desenvolvimento desta plataforma colaborativa permitiu a intervenção do INESC Porto nas fases de elaboração e de discussão pública no ordenamento do território e desenvolvimento urbano da maior parte das regiões do país. Norte, Centro, Área Metropolitana de Lisboa Oeste e Vale do Tejo foram as regiões que recorreram a esta tecnologia.

A equipa técnica do INESC Porto neste projeto é liderada por Paulo Melo da USIG e conta com a colaboração do SIG.

Fonte Original: BIP 113

Sem comentários:

Enviar um comentário