sábado, 22 de dezembro de 2012

INESC TEC no Dia Internacional da Música

Foto: Adriano Cerqueira

O INESC Porto, coordenador do INESC TEC Laboratório Associado, participou nas comemorações do Dia Internacional da Música através de uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal do Porto, que se realizou na Biblioteca da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), no dia 30 de setembro.

Adriano Cerqueira

Nesta mostra, o INESC Porto esteve representado pelo grupo SMC – Sound and Music Computing da Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM), que apresentou uma demonstração de músicas Jazz com saxofone (tocado por Mário Santos) e eletrónica em tempo real, uma instalação audiovisual interativa utilizando objetos desenvolvidos no âmbito do projeto Kinetic (algoritmos de geração musical controlados por interfaces gestuais), e a aplicação RAMA (aplicação web para visualização e interação com redes de artistas musicais).

Coordenado pelos investigadores do INESC TEC, Fabien Gouyon e Carlos Guedes, este grupo do INESC Porto/FEUP desenvolve investigação na área de processamento de sinais, reconhecimento de padrões e interação musical homem-máquina. O objetivo é melhorar a capacidade dos computadores para perceber, modelar e gerar sons e música, abordando a comunicação sonora e musical de um ponto de vista multidisciplinar, através da combinação de metodologias científicas, tecnológicas e artísticas.

O grupo SMC trabalha ainda temas nucleares, tais como Recuperação de Informação Musical, Geração Automática de Música, Processamento Áudio e Robótica Musical.

Fonte Original: BIP 120

Sem comentários:

Enviar um comentário