domingo, 23 de dezembro de 2012

Investigadora do INESC TEC vence Prémio Gulbenkian

Imagem D/R

Cláudia Ferreirinha da Unidade de Optoeletrónica e Sistemas Eletrónicos (UOSE) do INESC TEC foi uma das investigadoras distinguidas pelo Prémio Estímulo à Investigação da Fundação Calouste Gulbenkian.

Adriano Cerqueira

O Programa de Estímulo à Investigação tem como objetivo incentivar entre os jovens a criatividade e a qualidade na atividade de investigação científica distinguindo, anualmente, propostas de investigação de elevado potencial criativo em áreas científicas, no âmbito das disciplinas: Matemática, Física, Química e Ciências da Terra e do Espaço. Este programa permite que os jovens sejam integrados em centros de investigação portugueses para poderem desenvolver os seus projetos.

O projeto que valeu a distinção de Cláudia Ferreirinha visa a deteção da bactéria Escherichia Coli através da reação de uma enzima específica deste microrganismo. O projeto inclui ainda uma segunda fase que consiste na integração da reação a um lab-on-a-chip a ser desenvolvido em conjunto com o grupo de microfabricação da UOSE.

Este projeto está inserido numa estratégia de desenvolvimento de sensores para a segurança (bioterrorismo) e saúde pública, iniciada há três anos na unidade de biossensores.

Além do INESC TEC este projeto conta com a participação do IBMC-INEB, da Universidade de Burgos (Espanha) e do ICETA/REQUIMTE.

A par com a sua investigação no INESC TEC, Cláudia Ferreirinha encontra-se atualmente a frequentar o Mestrado Integrado em Bioengenharia na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Fonte Original: BIP 121

Sem comentários:

Enviar um comentário