sábado, 22 de dezembro de 2012

INESC TEC estabelece parceria no âmbito da Engenharia Alimentar

Imagem D/R

A Unidade de Optoeletrónica e Sistemas Eletrónicos (UOSE) do INESC Porto, entidade coordenadora do INESC TEC Laboratório Associado, estabeleceu uma parceria com o Departamento de Engenharia Alimentar da Universidade de Hacettepe (Ankara, Turquia). Numa fase inicial esta colaboração contará com o intercâmbio de um aluno dessa universidade com a UOSE com o objetivo de investigar a viabilidade da utilização de biosensores em fibra ótica para a deteção da Bacteria E. Coli.

Adriano Cerqueira

Esta parceria surgiu através da presença do investigador Pedro Jorge na reunião do COST MP0803 "Plasmonic components and devices", que decorreu em paralelo com a conferência "Nanoplasmonic Sensors and Spectroscopy", em Gotemburgo (Suécia) entre os dias 18 e 22 de setembro.

A mesma base tecnológica abre as portas a novas oportunidades de aplicação e vai também ser explorada num projeto FCT recentemente aprovado, envolvendo o centro de Genética e Bioengenharia da UTAD (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro) e a SOGRAPE, onde será avaliada a possibilidade de autenticar vinhos DOC (Denominação de Origem Controlada) através da assinatura genética das uvas. 

Fonte Original: BIP 120

Sem comentários:

Enviar um comentário