sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Feed de Notícias para utlizadores desenvolvido no INESCTEC/CRACS

Imagem D/R

Breadcrumbs é o nome do projeto desenvolvido pelo Centro de Investigação em Sistemas Computacionais Avançados (INESCTEC/CRACS) do Laboratório Associado coordenado pelo INESC Porto que tem como objetivo criar uma aplicação baseada na Web para partilhar notícias entre utilizadores.

Adriano Cerqueira

O panorama atual das notícias online possibilita que uma vasta quantidade de informação seja divulgada continuamente, o que força os utilizadores a apenas escolherem a informação que lhes interessa.

O Breadcrumbs consiste no desenvolvimento de uma aplicação que possibilita aos utilizadores escolherem e guardarem as notícias, ou partes de notícias, que acham mais interessantes. Esta informação é então usada para organizar um perfil pessoal do utilizador que, além de agregar as notícias por ele escolhidas, recomenda outros artigos de temáticas similares. O objetivo deste projeto passa pela criação de um sistema híbrido que permita otimizar o “consumo” de notícias por parte de um utilizador.

Ao contrário dos sistemas de feed de notícias existentes no mercado, como é o caso do del.icio.us e do digg, o Breadcrumbs apresenta uma interface intuitiva de drag-and-drop acessível a qualquer um.

O sistema Breadcrumbs está a ser criado no âmbito do programa de Medias Digitais da Universidade do Porto em parceria com a UT Austin. No passado mês de Julho Álvaro Figueira (investigador responsável do projeto) e Henrique Alves, ambos investigadores do CRACS, deslocaram-se à Universidade de Austin (E.U.A.) para se reunirem com Luis Francisco-Revilla com o objetivo de tratar da integração entre os componentes que estavam a ser desenvolvidos no Porto e em Austin.

Financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) este projeto começou a ser discutido em 2010 e reúne colaboradores do CRACS, além das duas universidades parceiras.

Fonte Original: BIP 119

Sem comentários:

Enviar um comentário