terça-feira, 18 de dezembro de 2012

INESC Porto e Marinha Portuguesa assinam acordo de parceria no Fórum do Mar

Imagem D/R

O Fórum do Mar, que decorreu entre 16 e 19 de junho na Exponor (Matosinhos), foi o palco escolhido para a assinatura do acordo de parceria entre o INESC Porto e o Centro de Investigação Naval da Marinha Portuguesa. Esta parceria entre as duas instituições tem como objetivo combinar sinergias para atingir uma posição de liderança no contexto da economia do mar.

Adriano Cerqueira

O INESC Porto e a Marinha Portuguesa vão desenvolver sistemas marítimos autónomos para apoio de atividades de busca e de salvamento em caso de catástrofe. Pretende-se que estas ferramentas robóticas sejam dotadas de um grau de autonomia tal que sejam capazes de encontrar sobreviventes humanos de catástrofes e assim libertar as equipas de salvamento das tarefas mais difíceis e perigosas.

Esta atividade conjunta entre o INESC Porto e a Marinha Portuguesa insere-se na componente marítima do projeto europeu ICARUS, e os primeiros veículos robóticos marítimos deverão estar concluídos em 2013. O ICARUS está orçamentado em 17 milhões de euros e junta 23 parceiros europeus.

No âmbito do projeto ICARUS, o INESC Porto e a Marinha Portuguesa reforçam competências para desenvolver um conjunto de sistemas marítimos autónomos de busca e de salvamento. Equipadas com sensores para deteção de humanos e dotadas de capacidade de comunicação com o exterior, estas ferramentas robóticas marítimas vão possuir um elevado grau de autonomia para dar resposta em cenários complexos.

Num cenário ideal, estas tecnologias serão capazes de assumir o papel de veículo automático de assistência às primeiras unidades de intervenção em caso de catástrofes. Estes equipamentos robóticos autónomos serão responsáveis por prestar assistência nas buscas e auxiliar as equipas de salvamento a lidar com as tarefas mais difíceis e perigosas, tais como encontrar sobreviventes humanos. Os trabalhos arrancam em janeiro de 2012 e as primeiras ferramentas robóticas marítimas desenvolvidas no âmbito do ICARUS deverão estar prontas já em 2013.

Para além da participação conjunta neste projeto europeu, o Centro de Investigação Naval da Marinha Portuguesa e o INESC Porto têm mantido colaboração noutras áreas, desde o desenvolvimento de embarcações à vela autónomas a sistemas de proteção marítima.

Para além da assinatura do acordo de parceria com a Marinha, o INESC Porto – que é membro do cluster do Mar, OCEANO XXI - foi ao Fórum do Mar expor o seu portfolio de tecnologias na área da economia do mar. Em destaque estiveram as áreas de Robótica Subaquática (Unidade de Robótica e Sistemas Inteligentes), Comunidade Electrónica Portuária (Unidade de  Sistemas de Informação e de Computação Gráfica) e Fibras Ópticas (Unidade de Optoelectrónica e Sistemas Electrónicos), com particular enfoque para o projeto Lajeado que foi recentemente exportado para o Brasil.


Em Discurso Directo


Guilherme Amaral, ROBIS

gsilva.jpgO balanço que faço é bastante positivo. A participação do INESC Porto no Fórum do Mar foi importante porque permitiu a projecção desta instituição perante várias entidades envolvidas na economia do mar.
Por vezes, a falta de interesse por parte dos media faz com que muita da tecnologia desenvolvida em Portugal seja omitida resultando numa desvalorização dos investigadores nacionais e respectivas instituições. Eventos destes colmatam essa lacuna dando oportunidade à mostra de valências e trabalhos desenvolvidos.

Alfredo Martins, ROBIS 

image_thumb.jpgMuito positivo!
O INESC TEC esteve numa posição de destaque na feira tendo o stand um forte impacto com visibilidade elevada e servindo como pólo de atracção e concentração de convidados e personalidades ligadas ao meio do mar.
Sendo o Forum um evento fundamentalmente virado para profissionais, a presença do INESC TEC contribuiu para a afirmação da instituição como parceiro de referência na economia do mar.
Tal como em outros eventos deste tipo, os resultados só se poderão avaliar a médio e longo prazo. No entanto, quer a multiplicidade de contactos realizados, quer o interesse demonstrado pelos projectos de I&D em exposição (em diferentes perspectivas) e pelas capacidades da instituição em geral, permitem-me estar confiante no sucesso da nossa participação.
Sob o ponto de vista pessoal não posso deixar de estar satisfeito com a forma como decorreu o evento, salientando o profissionalismo e empenho de todos os que comigo participaram e tornaram este, um evento de sucesso para nós.
Faço votos para que sejamos todos capazes de nesta conjuntura difícil sabermos aproveitar as oportunidades que se nos deparam e nesta área de aplicação em particular: o mar, que tanta atenção tem recebido, provemos a mais valia do INESC TEC como pólo motor de desenvolvimento e aplicação de conhecimento e inovação com impacto relevante na economia e sociedade portuguesa.
Fonte Original: BIP 117

Sem comentários:

Enviar um comentário