quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Comunicar Ciência em debate na UBI

Comunicar Ciência: A Publicação Científica e os seus Públicos vai ter lugar na Universidade da Beira Interior, no dia 25 de Outubro


Banner Comunicar Ciência, Design: Adriano Cerqueira
O Laboratório de Comunicação Online (LabCom) vai organizar no próximo dia 25 de Outubro, a conferência “Comunicar Ciência: A Publicação Científica e os seus Públicos”. Este evento, desenvolvido no âmbito do projecto Comunicar Ciência, tem como objectivo debater novos métodos de organização, arquivo e classificação de informação.

A Bibliometria na avaliação da Ciência, Rankings e Factores de Impacto, Open Access e Edição de Revistas indexadas na Web of Science, são os principais temas em debate.

Como comunicam os cientistas com os seus pares, e que consequências importa essa forma de o fazer para a ciência que produzem? Que desafios trazem os modos de publicação emergentes – nomeadamente, publicação digital, Open Access, LOTE, o papel das actividades de arquivo e indexação, aspectos sociais e políticos da classificação e ranking de publicações, - e podem as Humanidades abraçá-los sem reservas, são algumas das questões que orientam os trabalhos.

Dirigidas a professores, investigadores, estudantes e bibliotecários as presentes jornadas têm como propósito reunir peritos nas áreas das ciências e humanidades para reflectirem sobre o sentido das respectivas actividades, aprofundando algumas destas questões.

“Comunicar Ciência: A Publicação Científica e os seus Públicos” conta ainda com a participação de Rodrigo Costas Comesaña, da Universidade de Leiden (Holanda), Gary Hall, da Coventry University, David Miño, da Elsevier, Luís Nunes Vicente (Universidade de Coimbra), Francisco Peixoto (European Journal of Psychology of Education), João Manuel Nunes Torrão (Universidade de Aveiro), e Eloy Rodrigues (Universidade do Minho), entre outros reputados especialistas na área.

Comunicar Ciência: A Publicação Científica e os seus Públicos é um dos eventos associados à International Open Access Week, evento mundial que decorre entre os dias 21 e 27 de Outubro de 2013.

Para mais informações pode consultar o website da conferência em: http://www.comunicarciencia.ubi.pt/conferencia/index.html

Sem comentários:

Enviar um comentário