A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) vai acolher no próximo dia 6 de Março, pelas onze e meia da manhã, a instalação interactiva nuPong.
Adriano Cerqueira
Desenvolvido por Adriano Cerqueira, Andreia Sousa e Diogo Cocharro, alunos do Mestrado em Multimédia, este projecto aproveita o conceito do clássico videojogo “Pong” para criar um ambiente em que o utilizador se imerge dentro do próprio jogo. O Auditório da FEUP é o espaço escolhido para a primeira exibição pública do evento.
nuPong consiste numa projecção vertical que delimita a área de jogo no palco do auditório. Cada jogador é posicionado numa das extremidades do rectângulo de jogo e os seus movimentos são mapeados por uma câmara instalada junto ao projector. O corpo do utilizador substitui assim a clássica raquete do “Pong” original. Os movimentos do jogador, assim como o percurso das bolas ao longo da grelha mapeada na projecção, produzem eventos sonoros. Em cada partida de nuPong é criada uma nova melodia.
Ao contrário do Pong original, o objectivo do nuPong é evitar tocar nas bolas. Por cada bola que o utilizador intercepte será atribuído um ponto ao adversário, e vice-versa. A cada 10 pontos cresce o nível de dificuldade o que resulta num aumento do número de bolas em jogo e da velocidade das mesmas. Contudo, para Diogo Cocharro nuPong “vale mais pela experiência e por um momento bem passado, a pontuação não é o mais importante”.
nuPong é exibido dia 6 de Março, pelas onze e meia da manhã, no Auditório da FEUP. A entrada é gratuita e todos os interessados são livres de experimentar o jogo.
Sem comentários:
Enviar um comentário